PL 3555/2004 Câmara dos Deputados Veja a íntegra da audiência pública

terça-feira, 14 de agosto de 2007

MAIORES E MELHORES DA EXAME MOSTRA FORÇA DO MERCADO DE SEGUROS

A edição desta semana da Revista Exame traz a edição conjunta da Melhores & Maiores, As 500 maiores empresas do país, e o mercado de seguros é destaque como em nenhum outro ano desde o início da apuração pela Editora Abril.

Há uma mudança estrutural que reflete a política voltada à área financeira durante os últimos anos. Neste contexto bancos, seguradoras e demais instituições financeiras figuram como principais atores do estudo, equivalendo-se às grandes indústrias de transformação, os líderes do comércio, serviços e até do agro negócio, mineração e setores da indústria de base.

Este é o país em que vivemos. O fortalecimento da nossa indústria , no entanto, não se reflete pela distribuição de seguros.

A luta por melhores condições para os corretores de seguros pode tardiamente ter como ponto de partida esta análise. As entidades de classe, alheias aos estudos e indicadores de performance na nossa categoria, devem refletir sobre este momento, em que empresas do setor passam a buscar capitalização frente aos desembolsos previstos pelas novas regras de solvência do mercado.

Este é o momento da negociação. Em nenhum outro momento da história do seguro houve uma capitalização tão forte das empresas dominantes e uma participação tão destacada frente a outros segmentos. Isso ocorre porque o seguro vem crescendo a taxas muito superiores aos outros segmentos.

Identificação de oportiunidades parece não ser o forte de quem está com o foco distorcido, de olho na pequena fatia que irriga as entidades sindicais de recursos, enquanto se perde de vista o excelente momento de consolidação da posição do corretor de seguros neste contexto de forte crescimento e centralização do mercado.

Recomendo a leitura deste importante documento para análise de performance das companhias, com detalhe para a empregabilidade, que pode explicar porque algumas companhias tem excelência no atendimento e outras não. Pode também explicar a bancarização e o processo de concentração da produção junto as seguradoras ligadas a bancos. De qualquer forma uma leitura obrigatória para líderes e para corretores que queiram permanecer neste mercado.

Luís Stefano Grigolin, 43, corretor de seguros, consultor e especialista em tecnologia da informação, jornalista, com 29 anos de atuação no mercado segurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convenção Coletiva de Consumo