PL 3555/2004 Câmara dos Deputados Veja a íntegra da audiência pública

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

IPO's no mercado de seguros

Depois da realização da IPO (na sigla em inglês) ofertas públicas iniciais de ações da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais na Bolsa de Valores, muitas seguradoras colocaram em seus planos uma operação similar. Embora Jayme Brasil Garfinkel já viesse estudando esta possibilidade há muito tempo, ela se deu num momento apropriado, e, com a evolução dos índices da Bolsa, suas ações subiram e encontram-se hoje em patamar elevado.

Entrar na Bolsa de Valores agora requer frieza e muita vontade, simplesmente porque estamos num momento vulnerável que deve se seguir pelos próximos meses. A volatilidade deve continuar até que se vislumbre quais os reais impactos que a bolha do financiamento de imóveis nos Estados Unidos poderá acarretar mundo afora.

Conhecer o mercado acionário brasileiro, as oportunidades do Novo Mercado e do Bovespa Mais, o papel da Bovespa e da CVM e as exigências para entrar na bolsa, a estruturação de um IPO, legislação e regulação do mercado de ações, determinação do risco de abertura do capital, a responsabilidade dos administradores antes e depois da abertura, tudo isso requer realmente um abrangente estudo.

Mas, seguradores , acostumados aos riscos, saberão lidar com o desafio do momento certo da entrada. Pelo lado dos investidores, o momento é de avaliar o preço de lançamento de IPO, verificar quem são os controladores, quais as suas referências no mercado, como atuam, se têem a confiança dos corretores de seguros por exemplo, é um bom indicativo. Sem um histórico confiável, não há como avaliar a gestão e o desempenho da companhia nos momentos de crise, que são cíclicos neste mercado. Uma revoada de empresas do mesmo setor querendo entrar na Bolsa ao mesmo tempo, denota uma bolha setorial. Verifique se a captação vai ser investida na empresa e quais as suas destinações, se elas promoverão realmente melhoras num mercado sabidamente dominado por algumas poucas empresas.

Desconfie de resultados e operações financeiras realizados antes da abertura. Consulte o ranking dos últimos dez anos e veja a evolução desta companhia, pois neste mercado o que vale é a estabilidade ao longo do tempo, grandes flutuações podem indicar, grandes problemas de gestão.

Basear-se no grande sucesso da Porto Seguro, pensando num ganho fácil, pode ser decepcionante para os investidores que não analisarem profundamente o que ocorre no mercado, principalmente quais as perspectivas, panorama regulatório e demandas judiciais. Vale a pena a investigação de como andam as empresas diante do judiciário, número de demandas, tipificação das ações, é sempre um bom indicador de performance também.
O número de armadilhas na Bolsa de Valores está para o crescimento assim como o número de prováveis tentativas de capitalização através de IPO's.

Consultar especialistas antes de ingressar neste mercado é recomendável.

Luís Stefano Grigolin, 43, é corretor de seguros, consultor e especialista em tecnologia da informação, jornalista, com 29 anos de atuação no mercado segurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convenção Coletiva de Consumo